GEST O DE PESSOAS
Fernanda Ferreira de Lima
Professor(a): Mestra Naria Cleide da Silva Barroso
Faculdade Vale do Jaguaribe
Gestão de Pessoas
Maio - 2014
Resumo
Este artigo apresenta as principais diferenças entre gestão de pessoas e recursos humanos, bem como as características que o gestor educacional precisa ter para o trabalho dentro de uma organização educacional. Aborda as principais tendências de gestão de pessoas com ênfase nos estudos e nas experiências desenvolvidas no âmbito da gestão educacional. O gestor educacional precisa ser acima de tudo um gestor de pessoas que exige algumas competências, dentre elas: conhecimento, determinação, ética, liderança de pessoas e processos, visão global, capacidade estratégica, orientação para resultados, flexibilidade, sensibilidade e senso critico.
Palavras Chave
Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Capital Humano, Capital Intelectual,
Gestão Educacional.
Introdução
A área de recursos humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento. A
1
gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de recursos humanos que visava a técnica e o mecanicismo do profissional.
Gestão de Pessoas e os Recursos Humanos.
Vivemos na sociedade do conhecimento, onde o talento humano