GEST O DE PESSOAS T
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL
AMANDA DOS SANTOS LIMA
ÁUREA MARIA COSTA DA SILVA
LILIANE PEIXOTO DE OLIVEIRA
GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PESSOAS
Um estudo de caso com o Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus
SALVADOR
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Gestão e Avaliação de Pessoas, curso de Bacharelado em Administração Geral do Centro
Universitário Jorge Amado.
Orientadora: Prof.ª. Maria Auxiliadora Ribeiro Silva.
SALVADOR
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL
“Devemos negociar com liberdade, mas jamais negociar a liberdade”. (John Fitzgerald Kennedy)
“O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino”.
(Antoine de Saint-Exupéry)
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL
A sociedade contemporânea nas últimas três décadas tem passado por grandes transformações econômicas, sociais, culturais e políticas o que resultou em uma nova reestruturação produtiva. Esse impacto levou as organizações a colocarem o foco na avaliação de todo o processo para gerir desempenho individual, da equipe e da empresa.
É um desafio às organizações desenvolver e utilizar instrumentos de gestão que lhes garantam certo nível de competitividade atual e futuro (CHIAVENATO, 2004).
E a avaliação de desempenho surge como ferramenta gerencial para mensurar esse desempenho e permitir tomada de decisões na busca pelo aumento da competitividade, podendo medir o nível de conhecimentos, habilidade e atitudes – CHA.
E nesse “processo de avaliação de desempenho, tanto o avaliador quanto o avaliado devem ter uma compreensão comum do que seja o desempenho esperado. Isso implica a necessidade de se especificarem objetivos e explicar os passos a serem