Gest o de Pessoas e a Qualidade de vida no trabalho
1.1. Fundamentos da Gestão de Pessoas
1.2. O que é Gestão de Pessoas
1.3. Fatores que afetam a qualidade de vida no trabalho
2.1.1. A qualidade de vida no trabalho associada aos resultados
2.1.2. Fatores que aumentam o prazer em trabalhar
2.2.1. Causas principais da deficiente qualidade de vida no trabalho
2.2.2. Cultura Organizacional
1.1. Fundamentos da Gestão de Pessoas
Na era da Teoria Clássica da Administração desenvolvida por Fayol, o trabalhador era tido apenas e unicamente como uma peça da própria máquina que operava. Deste, eram aproveitadas toda sua força física e capacidade mental para proveito exclusivo da organização em que trabalhava. (VITÓRIA, Eliane. Gestão de Pessoas – Origem e Evoluçao. Disponível em: <http://seuconhecimentofazadiferenca.blogspot.com.br> Acesso em: 05 Nov 2014). A fim de explorar ainda mais este “recurso”, notou-se na época, a necessidade de manter um supervisor, responsável por delegar ordens e manter não só o ritmo das tarefas executadas como também a disciplina entre o grupo de trabalhadores, estabelecendo assim a relação chefe / subordinado.
(VITÓRIA, Eliane. Gestão de Pessoas – Origem e Evoluçao. Disponível em: <http://seuconhecimentofazadiferenca.blogspot.com.br> Acesso em: 05 Nov 2014).
Surgida como um movimento de oposição à Teoria Clássica da Administração, a Escola das Relações Humanas surgiu na década de 20 e teve como principal proposta, estabelecer um processo de maior humanização nas empresas; dando ao elemento humano sua devida importância. Nesta abordagem, o homem passa a ser visto como um todo. Suas necessidades físicas, psicológicas, e sociais passaram a ser de interesse da organização; já que esta compreendeu que o elemento humano é o capital mais precioso de uma empresa. Aspectos relacionados à satisfação no trabalho, à interação entre as pessoas, individual e grupalmente, aspectos relacionados à motivação, à tomada de decisão e ao estudo dos perfis de