Gest O De Pessoas Problema 02 Grupo 06
2. Realidade interna/externa
a. Interna:
i. A integração de um novo gestor na área de Controle de Qualidade após a saída de seu antecessor gerou desconforto entre os funcionários do departamento e ao mesmo tempo também despertou a motivação devido à possibilidade de mudanças positivas. O gestor antecessor estava no cargo a mais de 10 anos e os processos executados pelo departamento possuem o seu “toque profissional”, por isso torna-se grande a possibilidade de mudanças na metodologia de trabalho uma vez que o novo gestor possuí uma formação acadêmica mais atualizada, pois é recém-formado em Engenharia de Produção. ii. A empresa não restringe propostas de modificações em seus processos, uma vez que estas não alterem seu compromisso de missão e visão, tampouco os métodos de trabalho já estabelecidos e validados pelas certificações de qualidade que possuí.
b. Externa:
i. A formação de um Engenheiro de Produção abrange várias áreas do conhecimento sendo a gestão de pessoas uma delas, mas o convívio diário estabelecido com a rotina de trabalho revela-se mais complexo do que a abordagem acadêmica.
O método de introdução comumente aplicado para o estabelecimento de um novo gestor é o compartilhamento gradual de atribuições com o antecessor no cargo.
3. Pontos chaves:
a. Pontos fortes:
i. O departamento de Controle da Qualidade possuí um número pequeno de funcionários (05 colaboradores), o que torna mais próximo o controle de atribuições e promove uma convivência ativa entre gestor e funcionários; ii. O trabalho desenvolvido é atuante somente no processo de produção e em fornecedores, e já possuí uma sistemática estabelecida; iii. Proximidade do empresário com o chão de fábrica;
b. Pontos fracos:
i. O novo gestor, assim como seu antecessor, deverá responder diretamente ao Diretor da empresa; ii. O departamento