Gest O De Estoques Estudo De Caso
SUPERMERCADO EM CATAGUASES - MG
VALÉRIA GOMES VENTURA
SÉRGIO LUIZ AGOSTINHO GONÇALVES
1. INTRODUÇÃO
Devido à grande competitividade entre as empresas tem-se a necessidade de se implantar uma gestão organizacional eficaz, pois devido as mudanças econômicas, culturais e sociais do país exigem alterações no perfil das empresas.
O atual cenário econômico associado aos avanços tecnológicos influenciaram diversos segmentos da economia, que passaram a se organizarem em grandes redes, com o propósito de se destacar perante o mercado, destes, podemos citar o ramo supermercadista. Com o aumento do nível de competição no referido setor, as organizações buscam desenvolver estratégias de forma a torná-las menos vulneráveis às mudanças dos ambientes externo e interno.
Neste sentido, algumas empresas buscam explorar técnicas inovadoras através da implantação de mecanismos de controles em diversos setores, podendo considerar os de maior risco, por exemplo, estoques, armazenagem, compras, faturamento, contas a pagar.
Mediante isso, o presente trabalho buscou discutir, os setores que envolvem a gestão de estoque. Um dos objetivos da gestão de estoque é manter o equilíbrio entre as necessidades do consumidor e a oferta do produto. Podendo assim contribuir para aumento dos resultados da empresa, evitando-se perdas, desperdícios de mercadorias e o excessivo consumo de capital de giro, ou seja, permite um gerenciamento eficaz das operações e processos realizados na empresa. Para isso, a organização deverá conhecer seu estoque e, ainda, possuir critérios ou políticas que regulamentem o controle e as condições. Pois, por um lado, eles são custosos e algumas vezes empatam considerável quantidade de capital.
Quando se estoca, além de guardar mercadorias, acumula-se impostos e, também, recursos monetários
Por outro lado,os estoques, proporcionam certo nível de segurança em ambientes incertos, uma vez que a empresa pode entregar habilmente aos seus