GEST O DE CUSTOS
Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio
Margem de contribuição
Margem de contribuição unitária - é a diferença entre a receita bruta auferida na venda de uma unidade de produto e o total dos custos variáveis incorridos na fabricação dessa unidade de produto.
MCU = RBU - CVU
Onde: MCU = Margem de contribuição unitária;
RBU = Receita bruta unitária;
CVU = Custos variáveis unitário.
Exemplo:
Quando a empresa industrial fabrica e vende produtos, ela espera alcançar, com as vendas, receitas cujo montante seja suficiente para cobrir o total dos custos incorridos na fabricação dos produtos que estão sendo vendidos, além do total das despesas incorridas na empresa em geral e, ainda, proporcionar-lhe uma margem de lucro.
Margem de contribuição unitária, portanto, é a contribuição que cada unidade de produto, ao ser vendida, oferece para a empresa compor o montante que deverá cobrir os custos fixos, as despesas totais e formar o lucro.
Para o cálculo da margem de contribuição, consideram-se custo de fabricação somente os custos variáveis (diretos), ou seja, aqueles que não ocorrerão se não houver produção. Os custos fixos (indiretos), por ocorrerem independentemente de haver ou não produção, são tratados juntamente com as despesas.
Sempre que, em decorrência da fabricação e venda dos produtos, a empresa incorrer em despesas como comissões a vendedores, fretes e seguros, materiais de embalagem, tributos etc., essas despesas, que são variáveis (se não houvesse produção e venda, não ocorreriam), também devem ser subtraídas da receita bruta de vendas para fins de cálculo da margem de contribuição.
Assim, teremos:
MCU = RBVU - CVU - DVU
Onde: DVU = Despesas variáveis unitária.
Margem de Contribuição Total - A margem de contribuição total é a diferença entre a receita bruta total auferida na venda de produtos e o total dos custos variáveis incorridos na fabricação dos respectivos produtos.
MCT = RBTVP - CVT
Onde: MCT = Margem de contribuição