GEST O DA MANUTEN O
ESCOLA POLITÉCNICA
ENGENHARIA MECÂNICA
Trabalho de Gestão de Manutenção
FMEA
Flávia Pissaia
Gessica Xambelan
Ana Lourenço
CURITIBA
Maio de 2015
1. Introdução
No Brasil, a sigla FMEA foi traduzida como Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos e funciona como uma ferramenta que tem o objetivo de evitar possíveis problemas durante um processo industrial.
O FMEA é uma ferramenta que busca evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no processo de produção. Este também é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do produto ou processo.
Modo de falha e análise de efeitos (FMEA) foi uma das primeiras técnicas sistemáticas para a análise de falhas. Ele foi desenvolvido por engenheiros de qualidade na década de 1950 para estudar os problemas que possam surgir a partir de falhas de sistemas militares. O FMEA é muitas vezes o primeiro passo de um estudo de confiabilidade do sistema. Trata-se de rever todos os componentes, montagens e subsistemas, com o objetivo de identificar possíveis falhas, suas causas e efeitos. Para cada componente, os modos de falha e seus efeitos resultantes sobre o resto do sistema são registrados em uma planilha FMEA específica.
2. Objetivo
Este trabalho tem como objetivo geral identificar um produto em uma linha de fabricação do “Crankshaft” (manivela), aplicar a ferramenta FMEA em um processo de fabricação, analisar todas as possibilidades de falhas no processo de produção e do produto em funcionamento.
3. Identificação do produto
3.1 Produto
Foi escolhido para análise de falhas da peça Crakshaft “manivela”. A figura 1 apresenta o desenho técnico dessa peça.
Figura 1 – Desenho técnico da peça “Crankshaft” (manivela).
Foi analisado cada etapa do