Gest O Da Manuten O
Manutenção são todas as ações necessárias para que um componente, equipamento ou sistema, seja conservado ou restaurado, de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especificada.
A manutenção tem a função de assegurar que todos os ativos de uma empresa cumpram e continuem cumprindo as funções para as quais foram especificadas.
A gerência da manutenção é a gestão de todos os ativos próprios da empresa, visando a maximização do retorno do investimento nestes ativos.
Análise de Manutenção é feita utilizando a documentação, ordens de Serviço, banco de dados
(histórico), etc., com a finalidade de detectar um desvio da situação atual para a situação desejada.
Análise de Falhas é o exame lógico e sistemático de um item que falhou para identificar e analisar o mecanismo, a causa e as consequências da falha.
Árvore de Falhas é um sistema lógico e sequencial de eventos utilizados para a análise da Confiabilidade de um item.
Defeito é a alteração das condições de um item, máquina ou sistema suficiente para que a sua função normal não seja satisfatória. Um defeito não torna a máquina indisponível, mas se não corrigido levará a máquina à falha.
Diagnóstico é a identificação da causa provável de uma falha ou defeito com a ajuda de dados levantados, experiência e raciocínio.
Disponibilidade é a capacidade de um equipamento estar em condições de desenvolver sua função em um determinado momento ou período de tempo, nas condições e rendimento definidos.
Manutenabilidade é a capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de executar as suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos.
Manutenção corretiva é a manutenção realizada em equipamentos que estão sob falha, para sanar esta falha. A manutenção corretiva pode ser de emergência,
urgência