Gest O Da Manuten O Em Ind Stria
Não basta uma empresa ter máquinas modernas, planos de expansão, mercado cativo, tecnologia de ponta, produtos de qualidade, preços competitivos, ótimos funcionários e programas de qualidade se ela não contar com um eficiente programa de manutenção mecânica. A manutenção industrial é a alma dos setores produtivos empresariais. De fato, sem a manutenção mecânica das máquinas e equipamentos não será possível: cumprir os cronogramas de fabricação; obter produtos de qualidade; diminuir os custos de produção; aumentar a competitividade; manter a fidelidade dos clientes; conquistar novos clientes; reduzir as perdas de matéria-prima e energia; competir em igualdade de condições no mercado interno e externo.
A palavra Manutenção pode ser definida como sendo o processo de recuperação da função de um sistema, através de uma intervenção programada ou não, de profissionais tecnicamente capazes desta tarefa. Em outras palavras: Manutenção é a técnica de conservar os equipamentos e componentes em serviço durante o maior prazo possível e com o máximo rendimento. Como tal, a função da manutenção efetiva deve ser considerada como parte integral e indispensável da organização. Normalmente toda função básica de manutenção se resume ao seguinte:
Efetuar reparos, selecionar, treinar e qualificar pessoal para assumir responsabilidades de manutenção;
Acompanhar projetos e montagens de instalações para posteriormente a manutenção poder aperfeiçoá-los.
Manter, reparar e fazer revisão geral de equipamentos e ferramentas, deixando-os sempre em condições operacionais.
Instalar e reparar equipamentos para atender necessidades da produção; Prever e preparar lista de materiais sobressalentes necessários e programar sua conservação.
Manutenção Industrial
Racionalizar o maior número de sobressalentes ou equipamentos possíveis, dentro dos critérios de menor custo e ótimo desempenho, assim como, manterem um sistema de controle de custos de manutenção para cada