GEST O 01
2014
nome do autor
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL – UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ciências Contábeis.
Orientador:
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4
1.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA 4
1.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA 4
1.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO 5
1.4 RISCO E RETORNO 6
1.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO 7
1.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 8
2.NOÇÕES DE ATUÁRIA 9
2.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA 9
2.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL 10
3.DIREITO EMPRESARIAL 12
3.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES 12
3.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES SIMPLES 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Fatores como a globalização e a forte concorrência e disputa por fontes de financiamento, que são cada vez mais escassas, exigem dos gestores habilidades específicas no gerenciamento das finanças de uma empresa.
O gestor financeiro deve atuar no planejamento financeiro, na organização, na direção, na captação e nos investimentos de recursos de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande portes, dos mais diferentes setores da economia. É de sua responsabilidade analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Pode atuar ainda na área de auditoria. De olho nas mudanças econômicas sofridas pelo país, analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da companhia. Ocupa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro.
Esse profissional pode trabalhar no departamento financeiro de empresas, em bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidora de