gesso
A principal característica da válvula gaveta está na sua mínima obstrução a passagem de fluxo, quando totalmente aberta, proporcionando baixa turbulência, com um diferencial de pressão quase insignificante. Isto é possível, porque o seu sistema de vedação (obturador) atua perpendicularmente a linha de fluxo. Normalmente as válvulas gavetas são empregadas em processos onde não se necessitam operações freqüentes de abertura e fechamento, pois o seu manuseio é mais lento quando comparado ao de outros tipos de válvulas. Não são aconselháveis para uso em regulagens e estrangulamentos, pois os obturadores em posição intermediária, como também as sedes, podem sofrer desgastes por erosão, em razão do brusco aumento de velocidade do fluido nessas circunstâncias, proporcionando vibrações e ruídos indesejáveis.
Vantagens
Passagem totalmente desimpedida quando aberta
Estanque para quaisquer tipos de fluidos
Construção em ampla gama de tamanhos
Aplicável em ampla faixa de pressão/temperatura
Permite fluxo nos dois sentidos
Desvantagens
Não é indicada em operações freqüentes
Não se aplica a regulagem e estrangulamento do fluxo
Ocupa grande volume devido ao movimento de translação do obturador
Válvulas Globo
São normalmente empregadas em serviços que requerem operações freqüentes de abertura e fechamento, bem como controle de vazão em qualquer graduação desejada.
Estas válvulas são caracterizadas em sua maioria pela forma globoidal do corpo.
Permitem uma regulagem eficiente do fluido com desgastes mínimos por erosão, tanto na sede como no obturador e, em contrapartida, oferecem elevada perda de carga em virtude da brusca mudança da direção imposta ao fluido.
Vantagens
Permite o controle parcial do fluxo
Abertura e fechamento mais rápido que da válvula de gaveta
As características construtivas da sede-obturador permitem estanqueidade total
Manutenção favorecida pelo fácil acesso aos componentes internos,