Gerência de propaganda, promoção de vendas e relações públicas
Gerência de Propaganda, Promoção de Vendas e Relações Públicas. 1. Desenvolvimento e gerenciamento de um programa de propaganda.
Propaganda: é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado que direcionam mensagens para público-alvo. Muitas empresas contratam agências para ajudar a criar campanhas de publicidade; os cinco Ms: missão, moeda, mensagem, mídia e mensuração. A propaganda informativa: objetiva desenvolver uma demanda inicial.
A propaganda persuasiva: uma demanda seletiva por uma determinada marca. Se uma empresa gastar pouco e o efeito pode ser insignificante e se gastar muito parte do dinheiro poderia ter sido usado de forma mais proveitosa. As campanhas publicitárias não são igualmente criativas. Só de depois de atrair a atenção é que um comercial pode ajudar a aumentar as vendas de uma marca. A mensagem com o “benefício” do produto deve ser decidida durante o desenvolvimento do conceito do produto. Um bom anúncio focaliza uma proposta central de venda. O impacto da mensagem depende não somente do que é dito, mas como é dito. É necessário encontrar palavras que fiquem na memória e atraiam a atenção e com criatividade principalmente nos títulos. As empresas devem evitar anúncios enganosos e mentirosos. Para serem bem aceitos na sociedade, os anunciantes precisam estar atentos a qualquer detalhe que possa ofender grupos étnicos, minorias raciais, ou grupos de interesse especiais. As etapas abrangem a decisão sobre a cobertura, a frequência e o impacto. Os principais tipos de mídia são: jornais, televisão, mala direta, rádio, revistas, outdoor, páginas amarelas, informativos, brochuras/folder, telefone e internet. O anunciante precisa conhecer a capacidade dos principais tipos de mídia para conseguir cobertura, frequência e impacto. O tamanho do público pode ser avaliado como: circulação, audiência, audiência efetiva e