Gerência de Projetos e o Filme Como Domar Seu Dragão
O Guia PMBOK é um livro que padroniza práticas para o gerenciamento de projetos, sendo excelente referência literária para a disciplina de Gerência de Projetos. Baseado na definição dos processos do guia desse livro e no filme “Como domar seu dragão”, fora comparado abaixo os aspectos de gestão abordada no enredo do filme, posto em prática pelo personagem principal Soluço, e que se relacionam aos cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos do guia mencionado: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.
1. Iniciação
Nesse grupo de processo desenvolve-se a abertura do projeto, isto é, determina-se o tema/objeto do mesmo. No filme “Como domar seu dragão” o personagem principal Soluço desejava se tornar um viking matador de dragões, assim como seu pai. A ideia de querer ser como o seu pai, e este se orgulhar do filho, deu inicio a um objetivo/projeto de vida. A parte interessada, até então, era somente o próprio Soluço, uma vez que ninguém fazia questão de ensiná-lo e torná-lo um matador de dragões.
2. Planejamento
Os processos se dão em várias áreas de conhecimento, como: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisição, e Partes interessadas. Em primeiro momento, ao construir uma espécie de catapulta para capturar o poderoso dragão “Trovão da Noite”, o jovem Soluço desenvolveu o plano de gerenciamento do projeto. Soluço esperou a oportunidade de capturar o dragão com a sua engenhoca e deu certo. O escopo seria alcançado se o personagem contemplasse o serviço de matar o dragão capturado, mas não o fez. A partir desse momento o jovem não mais queria ser um matador e, seu projeto de vida passou a ser domar o “Trovão da Noite”, iniciando-se assim um novo planejamento.
Para domar o dragão, primeiramente o jovem tomou conhecimento dos riscos que poderia lhe acontecer,