Gerência de projetos em aplicações web é diferente
27 de janeiro de 2006, 00:00
O desenvolvimento de aplicações para a web é um capítulo à parte no que se refere ao processo de Gerenciamento do Projeto. Como aplicar as recomendações do PMBOK em aplicações para internet?
Por Eduardo F. A. Cardoso
Em co-autoria com Marcos Alberto Mochinski.
A disciplina de gerência de projetos tem sido aplicada em ambientes controlados como os da construção civil, da engenharia elétrica e até mesmo no desenvolvimento de software tradicional. Mas como aplicar Gerência de Projetos e as recomendações do PMBOK em desenvolvimento para web?
Ou seja, em projetos onde as principais características incluem um escopo do produto mal definido, o desenvolvimento de um produto novo, o envolvimento de pessoas com diferentes experiências e de diferentes áreas, a pressão constante sobre os prazos, a limitação de orçamento, o uso de novas tecnologias, a existência de riscos e a exigência de qualidade?
Ora, se em áreas de projetos mais controlados e com muito mais anos de estudo a gerência de projetos é aplicada, por que então não utilizá–la no desenvolvimento web de forma a obter melhores resultados? Seguindo essa linha de raciocínio, apresentamos a seguir algumas recomendações, considerações e dicas sobre cada uma das áreas do PMBOK quando aplicadas em desenvolvimento de aplicações para web.
Gerenciamento do escopo em projetos web
Aplicações web estão em constante evolução, o que dificulta a delimitação completa de escopo numa etapa anterior ao início da execução do projeto. Precisa–se, então, reconhecer que os projetos para internet são gerenciados como uma série de mini–versões que suportem os objetivos do negócio de maneira completa.
Esses objetivos representam uma visão ampla que se adapta às mudanças ocorridas no ambiente do negócio. Eles não podem ser reduzidos apenas a um rígido documento de requisitos. Dessa forma, o estabelecimento do escopo de projetos para ambiente web deve