Gerência de dispostivos
Ferramenta de administração
12/02/2015
Senac-RS
Sumário
INTRODUÇÃO 2
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SÁIDA 4
Dispositivos estruturados 5
Acesso Direto 5
Acesso Sequencial. 5
Dispositivos Não-Estruturados 5
DRIVERS 6
DEVICE DRIVERS 6
CONTROLADORES (OU INTERFACES) 6
Padrão SCSI 7
SUBSISTEMA DE ENTRADA E SAÍDA 8
Acesso ao subsistema de entrada e saída 8
Operação síncrona/assíncrona 9
Buffer 11
Técnica de buffer duplo 11
GERENCIAMENTO DE DISPOSITVOS NO WINDOWS 12
GERENCIAMENTO DE DISPOSITVOS NO LINUX 12
CONCLUSÃO 14
BLIBLIOGRAFIA: 15
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abranger um assunto conhecido como “Gerenciamento de dispositivos”. Tal tema é uma ferramenta de administração de funções de um determinado computador, geralmente esta ferramenta esta no sistema operacional, sendo uma das principais e mais complexas estruturas do O.S..
Seu modo de organização é semelhante com o de um sistema operacional. Sua complexidade é feita com o intuito de facilitar a utilização do usuário.
“Com o Gerenciador de Dispositivos, é possível determinar que dispositivos estejam instalados no computador, atualizar o software de driver de dispositivos, verificar se o hardware está funcionando corretamente e modificar as configurações de hardware.” http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-is-device-manager O gerenciador é composto por camadas de Software e Hardware. Sua funcionalidade é independente, permitindo a comunicação dos processos com qualquer tipo de periférico, proporcionando maior flexibilidade. Um bom exemplo seria a BIOS do computador, que guarda informações do Setup e do Boot.
Essa breve introdução ao assunto é oportuna devido a uma pequena visão de um todo que será explicado posteriormente. Tenha em mente a definição de conceitos descritos nesta introdução para facilitar a compreensão do que está sendo descrito.
“Aprenda como se você fosse