Gerra dos preços
DESAFIO PROFISSIONAL
Módulo B
Estratégia Executiva
Gestão Financeira
Gestão Estratégica de Custos e Formação de Preços
Alunos:
Itapecerica da Serra, 04 de Novembro de 2013
GUERRA DE PREÇOS
ESTUDO DE CASO:
PHILLIP MORRIS X B.A.T.
INTRODUÇÃO
A guerra de preços é um dos sintomas mais aparentes de um ambiente cada vez mais competitivo das organizações, geralmente eles reduzem os preços para desfazer de uma boa parte do estoque e/ou para ganhar mercado. Os gestores precisam saber lidar com este desafio estratégico que pode ser determinante para o resultado das empresas e que se for para vender por menos, a cadeia toda precisa entrar no ritmo (menor custo), produção, administração, distribuição e fornecedores.
Para tratar deste assunto, este trabalho é baseado na análise do caso acima, que trata da Guerra de Preços entre Phillip Morris e B.A.T. acontecida na década de 1990 no mercado de cigarros da Costa Rica e tem como objetivo analisar e identificar as estratégias relativas a guerra de preços desenvolvidas por essas empresas.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Foi realizada para atingir esta finalidade, a revisão teórica dos conteúdos sobre o tema segundo o procedimento técnico, bibliográfico, documental, estudo de caso e de levantamento. Sendo as fontes retiradas de livros, artigos, revistas, entre outros, com base nas disciplinas de estratégia executiva, Gestão Financeira e Gestão estratégica de custos e formação de preços.
DESENVOLVIMENTO
Morrison e Winston (1996), explica que o motivo mais importante para que se inicie uma guerra de preços é a rivalidade entre as empresas.
Segundo OSBORNE e RUBINSTEIN (1994), a Teoria dos Jogos pode ser entendida como um conjunto de ferramentas elaboradas para auxiliar a compreensão dos fenômenos observados quando tomadores de decisão,