Gerontologia
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE GERONTOLOGIA
GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA
ROBERTA GONZALEZ DELLA DÉA
PROJETO: QUALIDADE DA MORTE
São Carlos
2013
ROBERTA GONZALEZ DELLA DÉA
PROJETO: QUALIDADE DA MORTE
São Carlos
2013
APRESENTAÇÃO
O desenvolvimento desse projeto dentro de um hospital pertence à disciplina de prática profissional (estágio) de uma aluna do quarto ano de gerontologia da UFSCar.
A idéia da elaboração desse trabalho surgiu a partir do interesse sobre pacientes terminais em ambiente hospitalar, com isso as buscas na literatura sobre o tema levantaram aspectos e dificuldades do dia a dia dos profissionais de saúde de lidarem com essa temática.
Qualidade da morte foi um termo ouvido em um congresso de geriatria e gerontologia, então achei que pudesse trazer esse termo como titulo do meu trabalho, visto que levantaria a atuação dos profissionais da saúde frente ao paciente terminal.- acrescentar apresentação corrigida
RESUMO
Profissionais de saúde sentem muita dificuldade em lidar com a morte, mesmo ela fazendo parte do dia-a-dia da maioria deles. Este presente estudo tem como objetivo conhecer como age aos profissionais de saúde, estagiários e professores da UFSCar frente ao processo morte e morrer dos pacientes terminais, a fim de compreender as suas qualidades e importâncias em manter a sua presença no hospital com o paciente terminal e assim proporcionar um conforto, segurança e confiança, e acima de tudo um respeito na hora da morte. A metodologia científica utilizada na pesquisa para alcançar os objetivos propostos será através de uma pesquisa de campo de natureza exploratória descritiva, com abordagem qualitativa tendo como ambiente de estudo Hospital Escola da cidade de São Carlos. Espera-se com esse trabalho contribuir para a melhoria da qualidade dos