Gerografia
"Em ecologia chama-se bioma a uma comunidade biológica, ou seja, fauna e flora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar. O bioma da Terra compreende a biosfera. Um bioma pode ter uma ou mais vegetações predominantes. É influenciado pelo macro clima, tipo de solo, condição do substrato e outros fatores físicos), não havendo barreiras geográficas; ou seja, independente do continente, há semelhanças das paisagens, apesar de poderem ter diferentes animais e plantas, devido à convergência evolutiva.
São divididos em:
Geralmente se dá um nome local a um bioma em uma área específica. Por exemplo, um bioma de vegetação rasteira é chamado estepe na Ásia central, savana no sul da África, pampa na América do Sul e campina na América do Norte. A savana é chamada cerrado no Brasil."
Ecossistema:
"Ecossistema (grego oykos, casa) designa o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região. Considerando como fatores bióticos as diversas populações de animais, plantas e bactérias e os abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento.... Os ecossistemas são, no fundo, o objeto de estudo da Ecologia. Caracterizam-se pelo facto de serem sistemas altamente complexos e dinâmicos, com tendência para a auto-organização e auto renovação."
Em suma, a grande diferença entre ambos é que um bioma é uma característica regional devida a fatores como clima, relevo, ... correspondente aos tipos de ecossistemas presentes na região.
Principais biomas mundiais
Tundra
É a vegetação das regiões de clima polar, com espécies que se reproduzem rapidamente e suportam baixas temperaturas. Essa vegetação é um enorme bioma que ocupa aproximadamente um quinto da superfície terrestre. Apresenta verões muito curtos e temperatura média entre -8ºC e -4ºC. Haja frio!
Temperada
São florestas tropicais que apresentam um período de forte seca. Uma característica bastante marcante nesta