GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE DIAS LONGOS E CURTOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
RESULTADO E DISCUSSÃO
Observou-se que nas sementes de alface de dias longos a caixa box tampada com plástico verde, germinou 36 sementes, ou seja 72% das sementes germinaram. Já na caixa com plástico vermelho germinaram 33 sementes, com 66% de germinação. E a caixa tampada com plástico azul germinaram 34 sementes 68% germinadas. Já a testemunha (sem plástico) 43 sementes germinaram, representado 76% de germinação.
Nas amostras de dias curtos, foram alcançados os seguintes resultados: As sementes da caixa box tampada com o plástico verde obteve a mesma quantidade de germinação da de dias longos, com 36 sementes germinadas representando 72% de germinação. Já os da caixa com plástico vermelho obteve 17 de sementes germinadas, 34 de germinação. A amostra tampada com plástico azul, germinaram 33 sementes representado 66% de germinação. E a testemunha (sem plástico), germinaram 36 sementes, ou seja 66% de germinação.
Analisou-se que a caixa tampada com plástico verde tanto de dias longos como dias curtos, apresentaram a mesma porcentagem de germinação 72%, isso se deve ao fato de que o plástico verde não inibiu a passagem de luz para dentro da caixa, favorecendo assim a germinação de ambas. Já as sementes das caixas tampadas com plástico vermelho apresentou resultados de germinação diferentes, sendo dias longos 66% e dias curtos apenas 34% de germinação. O que não era esperado, já que o plástico vermelho deveria refletir a luz vermelha não permitindo a indução germinativa das sementes. Assim como ocorreu na amostra de dias curtos. Para esse diferentes resultados, pode ter acontecido alguma das seguintes hipóteses: As sementes das amostras de dias longos, eram na verdade de dias curtos, e a quantidade de luz que recebeu foi o suficiente para uma germinação maior. Ou durante a colocação