Germinal
No inicio do filme um dos personagens, talvez o personagem de maior expressão devido ao seu espírito contestador e revolucionário, esta desempregado e chega até a companhia de mineração a fim de conseguir empregar-se, lá encontra um senhor de idade que está este ramo de mineração desde os 8 anos de idade, e por tal motivo tem sua saúde um tanto quanto debilitada. Este senhor de idade trabalha com sua família inteira na mina, desde crianças, mulheres e como ele, senhores de idade porque precisam dos míseros salários para sobreviver. Somente as crianças muito pequenas não trabalham, mas assim que atingem certa idade, poderão trabalhar, para no sustendo da casa ajudar. A situação das famílias é horrenda, não há comida em suas cozinhas, as crianças muitas vezes vão dormir com dores devido a fome que sentem.
Este jovem que chega a vila em busca de emprego, consegue uma vaga, pois a funcionária que trabalhava lá, veio por falecer. Assim quando algum empregado falece, este precisa ser substituído o quanto antes para que nada nem ninguém seja prejudicado,
A mina onde os moradores da vila trabalham, é bem profunda, as condições de trabalho lá, são precárias, para descer até a mina fazia-se o uso de um carrinho, onde 5 operários desciam, soando um tipo de sino para avisar sua chegada. Não existia aparelhos para segurança dos trabalhadores, apenas usavam uma veste clara, e um tipo de chapéu, para sua suporta segurança.
Os salários pagos eram absurdamente baixos, e como se não bastasse caso fizessem algo que não era do agrado do seu patrão era cobrado multas e assim, descontado dos salários, por exemplo caso algum escoamento saísse defeituoso era cobrada uma multa de 20 francos (moeda local).
Com salários baixos e