germinacao
Em botânica chama-se germinação o processo de crescimento de uma planta a partir da semente que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar. Dentre os principais factores que afectam a germinação, podemos citar a temperatura, a disponibilidade de água, oxigénio e luz. Algumas sementes germinam assim que encontram condições ambientais necessárias.
A germinação é um fenómeno biológico que pode ser considerado pelos botânicos como a retomada do crescimento do embrião, com o subsequente rompimento do tegumento pela radícula, dando origem à uma planta independente. Entretanto, para os tecnologistas de sementes, a germinação é definida como a emergência e o desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, manifestando a sua capacidade para dar origem a uma planta normal, sob condições ambientais favoráveis (IPEF, 1998).
A germinação pode ser epigea em que os cotilédones ou endospermas ficam por cima do solo e podem se tornar verde e fotossitetizantes, ou hipogea em que os cotilédones ou o grão permanecem sob o solo e não se tornam fotossintetizantes.
O presente relatório de botânica , visa verificar e Compreender os processos de germinação de plantas (principio do ciclo de vida), do feijão (sistema radicular fasciculada) e milho (sistema radicular aprumada)
1.1 Objectivos Geral
Compreender os processos de germinação das sementes de Monocotiledóneas e Dicotiledóneas.
1.2 Objectivos Específicos
Observar as diferentes fases de germinação das sementes de zea mays (Monocotiledónea) e Vigna Unguiculata (Dicotiledónea);
Diferenciar os dois tipos de germinação ao longo de todo processo germinativo.
2. Materiais e Metodologia 2.1 Materiais
2 sementes de milho
2 sementes de feijão folhas de jornal dobradas ao
2 piris
Água p 2.2 Metodologia
A experiência foi realizada em casa num lugar protegido de modo a não adquirir muitos raios solares utilizando piris para cada