gerir a mudança
Durante dezasseis anos,Albert Edward Foreman foi sacristão da igreja de S.Peter, em Neville Square. O vigário com quem trabalhou ao longo desses anos é substituido por um vigário novo, o qual, ao saber que Albert é analfabeto,o despede.
Perturbado com a conversa que teve com o vigário e de que resultou o seu despedimento, Albert anda ao acaso pelas ruas.Apetece-lhe fumar, mas embora dê por si numa rua bastante comprida,não encontra nela uma única tabacaria,onde possa comprar cigarros. Decide, então, investir as suas economias,abrindo naquela rua uma venda de tabaco e jornais.O negócio corre tão bem, que ao fim de um ano abre um novo estabelecimento e ao fim de dez anos têm dez tabacarias espalhadas por Londres.
Um dia, o gerente do banco onde Albert deposita os seus ganhos falou-lhe nas vantagens de um investimento seguro para o seu dinheiro.
- Nunca percebi nada de bolsa, ou de fundos-disse Albert.-Teria de ser o banco a tratar disso. O gerente do banco sorriu. - Nós trataremos de tudo.A única coisa que têm de fazer é assinar a transferência do dinheiro. - E como é que eu sei o que estou a assinar?-replicou Albert.-Só sei ler e escrever o meu nome, e só aprendi a fazê-lo quando me dediquei ao comércio. -Quer dizer –perguntou o gerente, surpreendido-que o senhor montou este negócio sem saber ler nem escrever? Meu Deus, o que é que o senhor poderia ter sido,se soubesse ler e escrever! - Se eu soubesse ler e escrever-concluiu Albert, sorrindo- era sacristão da igreja de S. Peter,em Neville Square. Adaptado do conto”O Sacristão”,de W.S. Maugham
Contexto Situação Atitude Consequência
Profissional Desemprego Iniciativa de abrir loja Ficou