GERIR CRIAR
Guilherme Augusto Rosa Lemos
RESUMO - GERIR É CRIAR
Laurent Lapierre
Esta pensata representa uma posição coletiva, e foi assinada por pessoas de diversas posições e perspectivas, como altos dirigentes empresariais, executivos, diretores de escolas, professores, pesquisadores, artistas e estudantes. Nosso foco é na condução geral das organizações de qualquer tipo, na liderança de pessoas e na formação de gestores. Dirigimos-nos a todos aqueles e aquelas que vivem dentro de uma organização, e, em especial, àqueles da nova geração de especialistas que emergiu nos últimos 50 anos ou mais.
Não faltam estudos e teorias no campo da gestão. Nossa língua se expande com termos que têm suas origens no gerenciamento. Os setores públicos e os setores para-públicos, as forças armadas, as instituições de lazer, as culturais e, é claro, os negócios são examinados por meio das lentes dos princípios, teorias e modelos de gestão. No espaço de algumas décadas, a gestão se tornou uma nova referência universal, tanto assim que de fato todas as áreas da atividade humana são hoje medidas com seus padrões. Somos encorajados a considerar nossos colegas, nossos chefes e até mesmo os membros da nossa família como “clientes” ou “parceiros” cujas necessidades precisam ser atendidas.
Os conceitos abundam e tomam um semblante de lemas que são rapidamente apropriados e aplicados a toda e qualquer situação. Essa lista é longa, mas aqui estão apenas alguns exemplos desses conceitos: competitividade, reengenharia, modernização, otimização, just-in-time, livre comércio, terceirização, globalização, qualidade de vida no trabalho, qualidade total, racionalização, conformidade ISO, excelência, estratégia, liderança, cadeia de valores, valor agregado, desempenho, mensuração, parcerias público–privadas, organizações que aprendem, cultura corporativa, perfis de competência, coaching, inteligência emocional, mentoring, governança corporativa e convergência. Todas essas noções