geriatria
FAC
Curso de Enfermagem
ENFERMAGEM GERIÁTRICA
Elizabete Maria de Assis Godinho
A VELHICE PESSOAL
NO IMAGINÁRIO DE
ESTUDANTES
DE ENFERMAGEM
Integrantes
•
•
•
Carla Chaves
Gabriela Lages
Manoela Boareto
Considerações Iniciais
No âmbito da saúde e da educação, observa-se a ascensão dos serviços prestados a idosos e, a garantia de direitos adquiridos. Vêm ocorrendo modificações nas taxas de mortalidade e de natalidade, aliadas ao recente desenvolvimento técnicocientífico, que têm originado demandas peculiares, no que se refere aos aspectos do cuidado, apontando para a urgente necessidade de formação e capacitação de recursos humanos no campo da saúde.
Considerações Iniciais
É essencial que o enfermeiro no decorrer de sua formação profissional ele seja desafiado a estudar, discutir e refletir acerca das questões relativas ao processo de envelhecimento. O objetivo deste estudo é identificar como estudantes do curso de graduação em enfermagem, visualizam sua própria velhice.
Pondera-se que a imagem que o estudante tem de si no futuro, reflete na maneira dele perceber, entender e interagir com pessoas idosas no ambiente de trabalho atual e, na forma de prestar o cuidado.
Caminho Metodológico
Este
estudo caracteriza-se como qualitativo, exploratório, descritivo. Desenvolvido no
Curso de Enfermagem de uma universidade situada no interior do Estado do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados ocorreu por meio de instrumento específico, em que os estudantes foram convidados a redigir, livremente, acerca da temática: “Como imagino minha velhice”.
Caminho Metodológico
Participaram
32 acadêmicos regularmente matriculados, vinte e sete são do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com idades entre 18 e 32 anos. Quanto ao estado civil, vinte e quatro são solteiros e oito casados. Todos mantêm contato com um ou