Gerentes inteligentes
“ELES ESTÃO ME DEIXANDO MALUCO !”
HÁ TRÊS TIPOS BÁSICOS DE PESSOAS PRESENTES EM TODAS AS EMPRESAS: AS QUE SABEM QUAIS SÃO AS VERDADEIRAS REGRAS E FAZEM POLÍTICA CONFORME ESSAS REGRAS, AS QUE PENSAM QUE SABEM QUAIS SÃO AS REGRAS CERTAS, MAIS DEIXAM DE PERCEBER ALGO IMPORTANTE, E AS QUE RECUSAM A SEGUIR AS REGRAS DOS OUTROS. ESSES TIPOS DE “PERSONAGENS” SÃO CHAMADOS DE: REBELDES, FIÉIS E COMPETIDORES.
OS REBELDES
SÃO PESSOAS QUE TEM BASTANTE IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE E INTELIGÊNCIA, QUE AO SE DEPARAR COM UM PROBLEMA NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA RESOLVE-LO. SE CONCENTRAM MUITO MAIS NOS ASPECTOS TÉCNICOS DO TRABALHO, AUMENTANDO ASSIM SUA EFICIÊNCIA, MAS NÃO RESPEITAM AS REGRAS E NORMAS DA EMPRESA. ACHAM COMO POR EXEMPLO, QUE PREENCHER UMA GUIA NÃO É NECESSÁRIO PARA O BOM ANDAMENTO DE SEU SERVIÇO, FAZENDO ASSIM SUAS PRÓPRIAS REGRAS, E DESOBEDECENDO AS DA EMPRESA, DEIXANDO ASSIM SEUS CHEFES MALUCOS.
OS FIÉIS
SÃO CONFIÁVEIS, E SE DEDICAM AO MÁXIMO NO TRABALHO. SEU LEMA É: “QUEM QUER PROGREDIR PRECISA DEMONSTRAR QUE ESTÁ MOTIVADO”. MAS SÃO INOCENTES EMPRESARIAIS QUE DESCONHECEM OS TRABALHOS MAIS IMPORTANTES, FAZENDO ASSIM TUDO O QUE VEM PELA FRENTE, PERDENDO A CHANCE DE FAZER UM DETERMINADO TRABALHO QUE POSSA CHEGAR A TER ENVOLVIMENTO COM NÍVEIS MAIS ALTOS E UM MELHOR RECONHECIMENTO.
OS COMPETIDORES
SÃO PESSOAS QUE VALORIZAM A VITÓRIA, E PARA ELES, CHEGAR EM SEGUNDO LUGAR É, DEFINITIVAMENTE PERDER. CONHECEM CLARAMENTE A POLÍTICA DAS EMPRESAS, TENDO CONSCIÊNCIA QUE EM QUALQUER GRUPO DE MAIS DE DUAS PESSOAS É PRECISO POLÍTICA PARA QUE AS COISAS SEJAM FEITAS. PORÉM, ELES NÃO SÃO BONS GERENTES. POIS GERENCIAR SIGNIFICA UTILIZAR AS HABILIDADES ALHEIAS PARA QUE O TRABALHO SEJA FEITO, MAS ELES TEM DIFICULDADE EM RECONHECER QUE OUTRAS PESSOAS TENHAM CERTAS HABILIDADES, ACREDITANDO QUE SE QUEREM UMA COISA BEM FEITA, TERÃO QUE FAZÊ-LA.
JUNTANDO-SE À TRIBO
GRANDE PARTE DO QUE ACONTECE EM UMA ORGANIZAÇÃO TÍPICA SÃO RITUAIS. SÃO