GERENTE MINUTO 2
ARQUITETURA E URBANISMO
EMANUELA PEREIRA RIBEIRO
GERENTE MINUTO
SÃO JOSE DO RIO PRETO – SP
2015
RESENHA – O GERENTE MINUTO
Esse livro se inicia com a busca de um jovem brilhante por um gerente eficaz e que lhe ensinasse os segredos de uma administração perfeita . Visitou inúmeros escritórios , conversou com administradores públicos e oficiais das forças armadas , executivos de grandes empresas , diretores de universidades , donos de restaurantes , lojas , armazéns ; conheceu todos os tipos de gerente , homem , mulher , novos , velhos . Conheceu um pouco de cada trabalho feito por essas pessoas , porem nenhum deles lhe agradavam em forma de administração .
Descobriu que existia dois tipos de gerentes os “autocráticos” , que eram aqueles que buscavam os resultados no lugar do bem estar de seus funcionários primeiramente e existia os “democráticos” que eram aqueles que se importavam com o bem estar dos seus funcionários antes mesmo de buscar resultados próprios ; o jovem tinha a opinião de que esses dois tipos de gerente eram parcialmente eficazes.
Os poucos gerentes eficazes que encontrou não quis compartilhar suas experiências com ele , porem em uma dessas ocasiões ouvir falar coisas maravilhosas sobre um gerente, – que coincidentemente residia em uma cidade próxima a ele – ouviu falar também que as pessoas gostavam de trabalhar com ele e que produziam bons resultados . Curioso marcou um horário e se surpreendeu com a disponibilidade do gerente em atendê-lo .
No dia da entrevista com o gerente o jovem se surpreendeu mais ainda em descobrir que o gerente não era tão participativo , o gerente acreditava que pessoas satisfeitas consigo mesmas produzem bons resultados e que qualidade era melhor que quantidade .
O gerente se autodenomina gerente minuto , por produzir bons resultados em pouco tempo. Deparou- se com um conceito do Gerente Minuto , algo que nunca ouviu