Gerente de Organização
Professor: Reynaldo Gatti
Introdução
Em uma aula de Fundamentos de Farmácia foram apresentados alguns tipos de equipamentos para medidas como béquer, erlenmyer, bureta, etc. Logo percebemos que para cada objetivo se emprega o uso do equipamento mais adequado.
Nessa aula o experimento as vidrarias são descritas e analisadas para compara-las e determinar quais retornam valores mais exatos e precisos.
Objetivo
Medir diferentes volumes de água nas vidrarias com a finalidade de comparar as escalas quanto a precisão e a exatidão de cada material.
Material e Método
Béquer, Proveta, Pipeta, Bureta, Pipeta volumétrica e Erlenmyer
Resultado da Discussão
Ao medir 50 ml de água no béquer e transferir para proveta observa-se a marca 45 ml e entende-se que o béquer não é um material preciso.
Logo da proveta para o béquer, a mesma quantia de 50ml de água observa-se que o menisco fica entre 40 e 60ml no béquer, pode-se dizer que foi realmente aferido 50ml.
Já aferindo 25 ml de água na pipeta volumétrica e transferindo para a proveta verifica-se a marca de 26 ml, um diferencial de 1ml , ou seja a proveta é um material preciso mas não exato.
Da bureta para o béquer, transferindo 50 ml de água observa-se que no béquer a marca é por volta de 60 ml, mostra-se que a bureta é mias precisa.
Conclusão
Para cada trabalho realizado há uma especificidade diferente, dependendo do que vai ser feito é preciso saber escolher o material mais adequado a situação, pois do contrario vão ser obtidos valores indevidos e um resultado final desfavorável.
Referencia Bibliográfica http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492003000400026&lang=pt Arquivos Brasileiros de Oftalmologia
Print version ISSN 0004-2749
Arq. Bras. Oftalmol. vol.66 no.4 São Paulo July/Aug. 2003