Gerenciando Objetivamente O Seu Projeto
GERENCIANDO OBJETIVAMENTE O SEU PROJETO por Mauricio Aguiar "While you're refreshing yourself," said the Queen, "I'll just take the measurements."
Lewis Carrol, Through the Looking Glass
Pode existir um projeto sem objetivos? Acredito que todos concordam que não. Um projeto deve ter objetivos bem definidos, associados a produtos claramente especificados. E, mais do que isso, um projeto deve possuir mecanismos que permitam verificar se os objetivos estão sendo alcançados, quanto já foi conseguido e quanto falta para chegar ao final. Isso tudo parece óbvio. No entanto, é surpreendentemente elevado o número de projetos que chegam à metade, ou mesmo ao final do prazo estabelecido sem qualquer medida quantitativa de sucesso.
Na área de melhoria do processo de software, ou Software Process Improvement (SPI), bem como na implantação do gerenciamento de projetos segundo o PMBOK, ainda é comum a ocorrência de casos desta natureza, onde a falta de definição dos objetivos e a ausência de um mecanismo para a medição dos resultados impede a quantificação do sucesso do projeto. Nesses casos, torna-se difícil justificar os valores gastos com as iniciativas, devido à dificuldade de identificar e quantificar os resultados obtidos.
Como exemplo, consideremos um projeto de implantação de um processo de Planejamento do Projeto de Software, em uma unidade de desenvolvimento de sistemas. Este projeto poderia estar sendo conduzido como parte das ações destinadas a levar a unidade de desenvolvimento ao Nível 2 do CMM, no qual uma das KPAs (Key Process Areas) é exatamente essa. Um dos prováveis produtos de tal projeto seria a definição e disseminação de um Processo de Estimativa de Custo e Prazo, o qual é essencial para a elaboração dos orçamentos dos projetos. Como medir o sucesso na implantação do processo mencionado? Definindo um objetivo e comparando o resultado com a meta fixada. O objetivo poderia ser: implantar o processo em 10% dos projetos de