Gerenciando conflitos
Uma das formas de trabalho que mais tem contribuído para o desenvolvimento deste processo é o trabalho em equipe. A qualidade como derivada de um comprometimento pessoal de todos que compõe a organização; o trabalho em equipe como propulsor de transformações na mentalidade e nos métodos de trabalho e controle da qualidade como principais agentes da busca pela melhoria contínua através da resolução de problemas de qualidade e produtividade. As tentativas de se conseguir o apoio e o empreendimento completo de todas as pessoas que formam as organizações demonstram que os caminhos mais trilhados são os que levam a marca da distribuição da responsabilidade pelo crescimento organizacional, bem como do reconhecimento do trabalho de todos os membros das equipes. Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente, o que pode contribuir para melhorar o desempenho do colaborador.
De acordo com Souza (2009), uma verdadeira equipe de trabalho precisa de tempo para que seus membros possam ajustar-se as diferenças individuais de percepção, de forma de trabalhar, e de se relacionar. Este é o primeiro passo para o caminho em direção à produtividade da equipe.
O verdadeiro trabalho em equipe implica em uma organização interna de papéis, recursos e dinâmica de funcionamento, acertos de convivência, grau de autonomia decisória e relações com o líder. No entanto, para chegar ao estado de produtividade ideal é importante que a equipe separe periodicamente um espaço e um tempo para realizar alinhamentos: das expectativas, das relações, dos conflitos, das individualidades em direção aos objetivos e aos resultados.
Mas o que é trabalho em equipe?
Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto. No trabalho em equipe, cada membro sabe o que