Gerenciamentos de projetos
GERENCIMENTO DE PROJETOS
Projeto é um conjunto de ações, executado de maneira coordenada por uma organização transitória, ao qual são alocados os insumos necessários para, em um dado prazo, alcançar um objetivo determinado. Desta forma cada vez mais o gerente cumpre o papel de administrador dessas mudanças. Administrar a rotina de trabalho, agora, já não é fator de diferenciador entre as organizações bem e mal-sucedidas. Os projetos atingem todos os níveis da organização. Eles podem envolver um pequeno ou grande número de pessoas, podem levar menos de um dia ou vários anos. Os projetos, muitas vezes, extrapolam as fronteiras da organização, atingindo fornecedores, clientes, parceiros e governo, fazendo parte, na maioria das vezes, da estratégia de negócios da empresa. Os projetos podem ser aplicados em praticamente todas as áreas, os mais aplicados e utilizados pelo gerenciamento de projetos são: Engenharia e construção civil; desenvolvimento de programas de computador; estratégia militar; política; administração de empresas; marketing e publicidade; pesquisa e desenvolvimento; manutenção de plantas e equipamentos.
1. Conceito
O gerenciamento de projetos é um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminados.
1. Necessidade dos projetos
Em geral o gerenciamento de projetos pode ser aplicado a qualquer situação onde exista um empreendimento que não seja rotineiro na empresa. Se o empreendimento é único e pouco familiar, é importante que a atividade de gerenciamento de projetos seja itensificada. O sucesso da gestão de projetos está diretamente ligado ao sucesso com que as atividades são relacionadas e realizadas. As atividades