Gerenciamento
No Windows:
No Linux: O sistema Linux é formado por Multiprocessos e multiusuários ou seja a um controle rigoroso sobre a memória isto é para que um processo não passe do seu limite e sobreponha o recurso de tal forma. O Linux utiliza dois tipos de gerenciamentos de memórias, o primeiro é a memória física e o segundo a memória virtual.
Memória física: o seu papel é cuidar da alocação e da liberação de blocos da memória.
Memória virtual: O Linux é um sistema operacional provido de memória virtual paginada ou seja contem programas em execução. A memória virtual é simplesmente uma técnica que utiliza a memória secundaria como uma cachê para armazenamento secundário. A memória virtual permite um compartilhamento seguro e eficiente da memória entre diversos programas também remove pequenos transtornos de programação que é limitada na memória principal.
.4 GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA DO WINDOWS
Nos Windows 95 e NT, cada processo tem seu próprio de endereçamento que permite que cada um deles enderece até 4 GigaBytes de memória. Desta maneira eles utilizam memória virtual.
A memória vitual utilizada pelo Windows permite que cada programa se comporte como se ele tivesse sua própria memória física. Cada um tem seu próprio espaço de endereçamento virtual o qual é mapeado para a memória física.
O armazenamento físico e o endereço virtual dos processos são armazenados em páginas que em computadores X86 são de 4KB. O kernel do Sistema Operacional pode mover páginas da memória física para um arquivo no disco (PageFile.sys). Quando a página é movida na memória física o kernel faz o update do mapa de páginas dos processos afetados.
Quando o kernel precisa de mais espaço na memória, ele move as páginas que estão a mais tempo na RAM para o