gerenciamento
A educação continuada em enfermagem como é um processo que busca propiciar ao indivíduo a aquisição de conhecimentos, para que ele atinja sua capacitação profissional e desenvolvimento pessoal, considerando a realidade institucional e social
A educação continuada é conceituada como o conjuno de experiências subseqüentes a formação inicial, que permitem ao trabalhador manter, aumentar ou melhorar o desenvolvimento de suas responsabilidades, não se limitando a treinamentos técnicos formais"
A Educação Permanente consiste no desenvolvimento pessoal que deve ser potencializado, a fim de promover, além da capacitação técnica, a aquisição de novos conhecimentos, conceitos e atitudes Assim trata-se de um processo permanente que promove o desenvolvimento integral dos profissionais, empregando os acontecimentos do trabalho, o ambiente normal das atividades em saúde e os estudos dos problemas reais e do cotidiano e situações mais apropriadas para atingir uma aprendizagem significativa.
Desse modo, um programa de educação voltado aos profissionais de enfermagem requer um planejamento dinâmico, participativo, interdisciplinar com objetivos definidos, buscando atender diretamente as necessidades da organização e dos profissionais.
Vantagens:
Desvantagens: Escala de profissionais reduzida/ falta de interesse por parte dos profissionais/ falta de recursos humanos, materiais, financeiros e físicos.
REFERENCIA
BEZERRA, A. L. Q. O contexto da educação continuada em enfermagem. São Paulo: Martinari, 2003. DAVIM, R.M.B.; TORRES, G.de V.; SANTOS, S.R.dos. Educação continuada em enfermagem: conhecimentos,atividades e barreiras encontradas em uma maternidade escola.