Gerenciamento Por Categorias (GC)
Pierre Van Hollebeke
Nos últimos anos passamos por diversas mudanças, estas fizeram com que os Pontos de Vendas se adaptassem a uma nova realidade, as lojas passaram do sistema Push para o Pull, ou seja, o mundo mudou e eles passaram a ser comandados pela Demanda e não mais pela Oferta. Com esta alteração os empresários se viram no momento de contratar sistemas e empresas para organizarem suas lojas, em categorias.
A gestão por categorias é um processo que tem sido cada vez mais utilizado para prestar um melhor serviço ao consumidor e trazer melhorias para o ponto de venda. Ela se torna a chave para o sucesso e a diferenciação do ponto de venda no mercado. O objetivo é que varejistas e fornecedores administrem o sortimento da loja por categoria, como verdadeiras unidades de negócio, produzindo resultados aprimorados e concentrando-se na entrega de valor ao consumidor. As empresas têm investido maciçamente nesse modelo, realizando pesquisas com o consumidor para conhecer os critérios que o levam à decisão na hora da compra para que possa ser identificado qual a forma ideal de expor cada categoria no PDV.
Com isso, o Gerenciamento por Categorias (GC) deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade. Escolher o sortimento ideal é uma etapa importante, porém difícil dentro do GC, por isso, é necessário clareza no posicionamento da empresa para decidir em quais categorias quer se destacar. A escolha adequada do mix permite equilibrar a demanda dos clientes com a lucratividade do empreendimento. De um lado as novidades da indústria, de outro, um consumidor mais exigente, seletivo e conectado.
Por isso, é vital definir e identificar o perfil da loja, com a estratégia, público-alvo e rotina de compra dos clientes. Com esse conhecimento, é possível estabelecer qual o espaço que cada categoria deve ocupar, assim como a política de preços, ofertas e promoções, rentabilizando mais