GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES
É um sistema voltado para atingir as metas que não podem ser atingidas pelo gerenciamento da rotina do trabalho dia-a-dia, para resolver problemas crônicos e difíceis da organização. O GPD é um sistema de gestão que conduz o estabelecimento e a execução do Plano Anual. As metas anuais da empresa são o ponto de partida concreto do GPD. Um dos documentos básicos de referência para o estabelecimento das metas anuais é o Plano de Longo Prazo. O Plano Anual consta de metas anuais concretas, seus respectivos planos de ação (5w1h) e um orçamento para dar suporte às ações e aos projetos prioritários e suficientes para atingir estas metas. A administração estratégica é composta pelo GPD e pelo GROT.
GPD é gerenciar pelo método PDCA, este operacionaliza as diretrizes da empresa, estabelecendo diretrizes para todos os níveis gerenciais, executando as medidas prioritárias e suficientes, verificando os resultados e o grau de avanço da medida, reflexão (análise da diferença entre as metas e os resultados alcançados, determinação das causas deste desvio e recomendações de medidas corretivas (contramedidas). Esta reflexão não pode resumir-se numa “desculpa” ou numa “explicação”, ela significa analisar através de informações (fatos e dados) a diferença entre o resultado obtido e o valor previsto no plano, identificar as causas que geraram tal diferença e apresentar a contramedidas a essas causas.
O GPD é uma atividade que busca a melhoria da organização promovendo o rompimento da situação atual para atingir os resultados necessários à sua sobrevivência. O objetivo deste gerenciamento é modificar os padrões de trabalho para alcançar os resultados necessários. O GROT e o GPD podem ser conduzidos simultaneamente. Nos primeiros dois anos de prática do GPD, a ênfase vai estar no estabelecimento deste sistema (padronização do sistema e treinamento das pessoas envolvidas).
2. Metas
São elementos que identificam de forma clara e precisa o que a