Gerenciamento hospitalar etapas de projeto e execução
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GERENCIAMENTO HOSPITALAR: ETAPAS DE PROJETO E EXECUÇÃO
DISCIPLINA: PROJETO DE INSTALAÇÕES
CARAGUATATUBA
2011
GERENCIAMENTO HOSPITALAR: ETAPAS DE PROJETO E EXECUÇÃO
Trabalho de gerenciamento hospitalar: etapas de projetos e execução, para obtenção de aprovação bimestral da matéria de Projeto de Instalações, do curso de Engenharia de Produção – Centro Universitário Módulo.
CARAGUATATUBA
2011
INTRODUÇÃO
Segundo o Ministério de Saúde, o Hospital é uma instituição fundamental pois promove a saúde da sociedade, monitorando o nascimento, a enfermidade e a morte. Esta instituição é marcada pela complexidade projetual e construtiva, tendo em vista a magnitude do seu papel na sociedade e as inúmeras responsabilidades atribuídas e este edifício.
As fases do projeto de um hospital podem ser comparadas ao projeto de qualquer outro grande edifício, necessita de planejamento, cronograma físicos – financeiros e equipes multidisciplinares de projetistas multidisciplinares. O ciclo de vida do hospital é o ponto em que está o diferencial e a complexidade deste edifício, pois constantemente ele se redefine à evolução das tecnologias médicas, aos novos usos do espaço e às necessidades dos pacientes.
Durante a etapa de projeto, é necessário que ocorra um planejamento prévio, com diretrizes bem traçadas para as fases do projeto, construção e manutenção. Essas diretrizes vão compor o plano diretor.
O plano diretor funcionará como um mapa que guiara os projetistas, a gerenciadora de obras e manutenção para um ponto em comum: um edifício voltado para a saúde com um longo ciclo de vida, permitindo que se adapte ao futuro, sem que para isso ocorram custos excessivos e paralisação do atendimento.
Um processo de projeto bem organizado e o uso do plano diretor, fazendo parte da gestão de projetos e montagem, possibilitam a adaptação do hospital para o futuro, e demonstram como é importante pensar no espaço