Gerenciamento do tempo e custo
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS – VISÃO PMI
TRABALHO FINAL
GERENCIAMENTO DO TEMPO E CUSTOS
Os projetos nas empresas, em geral, envolvem grandes volumes de investimentos e, não raramente, são atrativos sob o enfoque do retorno sobre o investimento. Entre as disciplinas, relacionadas pelas empresas que adotam as melhores práticas (best practices), destacam-se: o alinhamento do projeto com as estratégias da empresa, uma boa comunicação entre os interessados no projeto (stakeholders), uma equipe integrada de projeto e um processo disciplinado de gerenciamento do projeto. A adoção destas práticas possibilita um melhor controle e estimativa dos custos e prazos, principalmente nos estágios de planejamento.
Desta maneira a lucratividade dos negócios é aperfeiçoada tanto para o proprietário do negócio quanto para os fornecedores de materiais e serviços durante a Engenharia e Construção, permitindo uma melhor programação das tarefas com significativas economias de tempo e dinheiro.
Gerenciamento do tempo diz respeito aos processos necessários para garantir que o projeto seja entregue dentro do prazo estipulado. Portanto, gerenciar o tempo é de vital importância para o bom andamento do projeto e juntamente com o gerenciamento de custos é a mais visível das áreas do gerenciamento de projetos (DINSMORE, 2005).
A estimativa do tempo em gerenciamento de projetos e sua importância são incontestáveis, exigindo índices altos de acertos e que, portanto, as estimativas referentes às atividades fiquem dentro de margens de erro cada vez menores. Os atrasos na conclusão dos projetos são normalmente danosos aos mesmos, pois, além de quase sempre comprometer o custo, retardam a entrega dos seus produtos e, conseqüentemente, a disponibilidade de iniciar a utilização dos mesmos e/ou entrarem em operação; sendo que, pode-se afirmar, genericamente, que o custo de um equipamento parado, sem produzir, é muito maior que o