gerenciamento de TI
Gerenciar o desenvolvimento e a implementação de novos aplicativos e tecnologias de negócio/TI
Gerenciar a organização e a infraestrutura da TI
Atualmente, há a presença de estruturas de TI distribuidas no diversos níveis da organização, provocando uma distribuição amior da mão de obra especializada em informação e da criação de centros de informação para dar apoio técnico à organização.
Há também a tendência do controle centralizado do gerenciamento de recursos de TI, visando manter o atendimento Às necessidades estratégicas de suas unidades de negócios, resultando em estruturas hibridas com componenetes centralziados e descentralizados.
O sistema de inteligência compreende 6 etapas, quais sejam, planejamento, coleta, tratamento, análise, disseminação e feedback. A etapa de planejamento: fundamental ao sucesso do sistema, compreende a identificação dos fatores críticos de sucesso (FCS) e questões estratégicas (QE), identificação de necessidades de informação (o que vai ser coletado e para que), identificação de grupo de especialistas para validação dos FCS, QE e necessidades de informação, entrevista e/ou painel com este grupo de especialistas, e elaboração da estratégia de análise.
Coleta:
consiste em identificar e mapear as fontes de informação formal e informal, analisar e escolher as melhores fontes segundo critérios de acessibilidade, multidisciplinaridade, custo, qualidade do conteúdo, cobertura e abrangência, identificar a terminologia das áreas a serem pesquisadas, estabelecer as estratégias de busca de forma a explorar ao máximo os recursos das tecnologias de recuperação de informação e levantar os dados organizando-os em uma base de conhecimento.
Tratamento(Neste momento, tem-se a fase crucial do sistema, onde interpretações, insights e propostas de ações são geradas e validadas com apoio da rede de especialistas, constituindo produto de