Gerenciamento de tempo e Custos
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS – VISÃO PMI
GERENCIAMENTO DO TEMPO E CUSTOS
ALUNA: JOSIANE ANDRADE
Gerenciamento do Tempo e Custos em Projetos
Introdução
Alcançar determinado objetivo obedecendo aos prazos e nos limites de custos estimados constitui-se em um dos maiores desafios de qualquer projeto. Superar esse desafio significa planejar detalhadamente cada etapa do projeto, tendo em vista a interligação entre escopo, prazo e custo. Obedecendo aos processos adequados é possível atender com maior precisão o escopo do projeto, dentro do prazo, evitando surpresas no orçamento.
Gerenciamento de Tempo e Custos
A adoção das técnicas apropriadas visa minimizar os possíveis problemas que acometem os projetos, ameaçando o cumprimento do prazo, pelo orçamento inicial, com a qualidade pretendida. Podemos identificar os principais problemas enfrentados em projetos como: problemas de comunicação, não cumprimento dos prazos, mudanças de escopo constantes, escopo não definido adequadamente, concorrência entre o dia-dia e o projeto na utilização dos recursos, estimativas incorretas ou sem fundamento, riscos não avaliados corretamente, não cumprimento do orçamento, entre outros.
O gerenciamento do tempo em projetos agrega os processos necessários para concluir o projeto no prazo estimado e está diretamente ligado ao gerenciamento do custo, que tem o objetivo de manter o custo final do projeto com o inicialmente previsto. Ambos são fundamentais para o sucesso do projeto, exigindo do gerente de projetos atenção e controle constante para contornar os imprevistos, corrigir os erros e minimizar seus efeitos.
Gerenciar o tempo, na perspectiva PMI – Project Management Institute, significa adotar uma sequência de processos assim descritos: 1.Definir as atividades; 2.Sequenciar as atividades; 3.Estimar recursos das atividades; 4.Estimar as durações das atividades; 5.Desenvolver o cronograma; e 6. Controlar o Cronograma. Desses processos,