Gerenciamento de tempo e custo
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Trabalho Final da Disciplina
Gerenciamento do Tempo e Custos
Ourinhos
2013
André Luiz Carriel
Por que nenhum projeto consegue terminar no prazo previsto e dentro do orçamento?
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Gerenciamento de Tempo e Custos para obtenção de avaliação.
Ourinhos
14 de outubro de 2013
1. Introdução
O gerenciamento do tempo e custos em projetos e sua importância são incontestáveis, exigindo altos índices de acertos para que as estimativas referentes às atividades fiquem dentro de margens de erro cada vez menores.
Os atrasos na conclusão dos projetos são normalmente danosos, pois, além de comprometer o custo, retardam a entrega dos seus produtos. A pergunta chave, referente ao tempo e custos dos projetos, sempre feita é: "Por que nenhum projeto consegue terminar no prazo e orçamentos previstos?".
Embora essa questão, seja apenas um exemplo da execução de projetos, o que se observa na prática é que não deixa de ser uma verdade que um grande número de projetos é concluído com atraso, e com o orçamento excedido.
O problema com o prazo de execução é que está sempre ligado uma previsão, que pode ser “prazo previsto”, “prazo estimado”, “prazo planejado”, etc. Estas previsões são feitas durante a fase inicial do projeto, ou seja, antes da execução do projeto. Sabemos que as “previsões”, como o próprio nome diz, estão sujeitas a não ocorrerem totalmente da forma esperada e que, mesmo para os mais experientes planejadores, o acerto total é pouco provável.
Não obstante, para se elaborar os planejamentos, será sempre imprescindível se estimar os prazos das atividades. Portanto, devemos procurar fazer previsões com altas perspectivas de ocorrer, visando obter os maiores índices de acertos possíveis. A utilização de metodologias eficientes e boas práticas são imprescindíveis para se