Gerenciamento de substancias quimicas em laboratório
Consiste em atividades que tem como objetivo dar o destino correto a resíduos perigosos de acordo com suas características, realizando a classificação, armazenamento, transporte, tratamento, recuperação e eliminação de tais resíduos.
Os resíduos químicos são materiais ou substâncias com potencial de causar danos a organismos vivos, materiais ou contaminando o ambiente no momento em que são descartados em pias dos laboratórios sem nenhuma preocupação com o ambiente e/ou com a saúde pública. Todos os produtos considerados como resíduos devem ser classificados e identificados de acordo com sua periculosidade e/ou destinação final.
No programa de gestão e gerenciamento de resíduos químicos, deve conter:
● Ficha de cadastramento dos produtos químicos, contendo a maior quantidade de informações possíveis sobre tal produto (inventário);
● Armazenamento em local adequado de acordo com o tipo de produto, grau de inflamabilidade ou toxicidade;
● Programa de coleta e transporte;
● Procedimentos de reutilização, recuperação e tratamento;
● Medidas de emergência caso ocorra algum acidente com resíduos químicos
● Nomeados para supervisionar a aplicação correta da gestão e gerenciamento;
Gerenciamento de resíduos químicos
Para um bom gerenciamento de resíduos químicos, todas as pessoas envolvidas no programa deve ter conhecimento dos procedimentos da gestão e devem ser aplicados a todos os tipos de resíduos, independente se forem perigosos ou não, além da cooperação dos envolvidos no laboratório e departamentos. A reavaliação do programa também é bem vinda, caso seja necessário o aprimoramento de algum procedimento.
Deve-se começar caracterizando o problema, principalmente no momento de armazenagem: armários em geral, espaços disponíveis sob as pias e capelas merecem uma atenção especial, pois são os locais favoritos para a uma grande estocagem de material indesejável. Outros pontos que merecem uma atenção