Gerenciamento de Stakeholders FGV Estudo de caso
‘
GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS
BARUERI
Jan/2015
INTEGRANTES
-
-
-
-
-
1. PROJETO
Construção de uma Petroquímica.
Resumo: O projeto em questão é uma construção de uma indústria Petroquímica na região de Etiópia, em uma região problemática dominada por diversos grupos étnicos.
Contexto da região: República Democrática Federal da Etiópia é um país encravado no Chifre da África, um dos países mais antigos do mundo. É a segunda nação mais populosa da África e a décima maior em área. O país faz fronteira com o Sudão e com o Sudão do Sul a oeste, Djibuti e Eritreia ao norte, Somália ao leste, e Quênia ao sul. Sua capital é a cidade de Adis Abeba.
Resumo econômico da região:
80% da população sobrevive da Agricultura;
Economia em desenvolvimento com um crescimento médio de 7% ao ano
Resumo politico:
Democracia proclamada em 1995;
A Constituição formalizou o atual sistema de "federalismo étnico", concedendo, em teoria, ampla autonomia às regiões administrativas, inclusive o direito de votar pela secessão. Na prática, as regiões estão fortemente submetidas ao controle financeiro do governo central.
Cultura:
Vários povos (pelo que é designada frequentemente como "Museu de Povos"). Local onde se cruzaram tendências religiosas judaicas, cristãs (coptas) e muçulmanas; a religião é quase sempre o ponto de referência para a produção cultural, da qual se destaca a música que recebeu influências das tribos circundantes e do Egito - como o uso de sistros e tambores deixa perceber.
02. GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS EM PROJETOS
2.1 – Processo de gerenciamento de Stakeholders:
2.2 – Identificar Stakeholders
Ao avaliar os Stakeholders do projeto identificamos Grupos étnicos locais que, se não trabalhados (interesses e expectativas) de maneira correta, poderão impactar na entrega do projeto.
Análise de poder x interesses de cada grupo:
STAKEHOLDER
INTERESSE
PODER
TIPO DE SH
Grupo étnico 1
Alto
Alto
Líder
Grupo