Gerenciamento de riscos
O gerenciamento de Riscos é uma atividade que se propõe a agregar valor à logística, por meio de medidas preventivas, que visam minimizar perdas materiais, financeiras e humanas. O Gerenciamento de Riscos surgiu como uma resposta para minimizar as perdas, devido às mudanças nas operações logísticas das empresas e principalmente pelo aumento nos roubos de cargas.
O Gerenciamento de Riscos pode ser feito de diversas maneiras. As mais usuais são:
Consultoria de segurança para avaliação dos riscos,Cadastro,Manutenção preventiva,Roteirização,Rastreamento / Monitoramento,Escoltas,Treinamento
Desconcentração de Riscos
Devido aos altos índices de roubos de cargas, detectamos quais são as mercadorias mais visadas pelas quadrilhas. Cientes disso, os transportadores não devem concentrar mercadorias visadas ou de alto valor num mesmo veículo, bem como evitar o transporte de mercadorias em comboios (dois ou mais veículos transportadores). Este conceito também é aplicado na armazenagem de mercadorias em depósitos intermediários utilizados pelos transportadores.
Segurança em Depósito
O crime organizado em relação ao roubo de cargas possui dinâmica própria, significa dizer que, quando os envolvidos nas operações de transportes passaram a investir na segurança durante a viagem (em trânsito) as quadrilhas começaram a agir nos depósitos, armazéns e pátios utilizados pelas transportadoras, embarcadores e operadores logísticos. A lógica é de certa forma simples, os meliantes têm como alvos as operações mais vulneráveis. Neste sentido, os investimentos em segurança em depósitos encontram-se no rol das medidas de gerenciamento de riscos mais importantes atualmente. Tipos de segurança em depósito:
a) Proteção Patrimonial Física (PPF)
Realizada por empresa especializada que consiste na atuação estratégica de vigilantes armados para a proteção do local. b) Proteção Patrimonial Eletrônica (PPE)
Realizada por empresa especializada no