Gerenciamento de risco
Aula Nº 8 – Gerenciamento do risco em projetos
Objetivos da Aula:
Os objetivos desta aula visam reconhecer que os projetos envolvem incertezas, e, por isso, apresentam riscos. Para tal, será apresentado um método eficaz de tratamento dos riscos que aumenta as chances de alcance dos objetivos do projeto. Por último, pretende-se demonstrar como é possível identificar, analisar qualitativa e quantitativamente, bem como desenvolver planos de resposta aos riscos decorrentes de projetos. Ao final desta aula, você deverá estar apto a identificar eventuais riscos durante o gerenciamento de projetos, sabendo como analisar qualitativa e quantitativamente vários planos de resposta à ocorrência de possíveis riscos.
Introdução
O gerenciamento do risco é atividade essencial e ocupa cada vez mais o tempo da agenda dos administradores de projetos. Esta atividade de gerenciamento trata, fundamentalmente, de se tomar as melhores decisões em caso da ocorrência de situações indesejadas no projeto. A maioria das pessoas tem um entendimento intuitivo do que significa risco, e as definições podem variar de pessoa para pessoa. Da mesma forma, os autores que tratam do tema podem ter conceitos que diferem no modo de se conceber um projeto, mas, contudo, conservando a sua principal essência.
Faculdade On-Line UVB
Administração de Projetos
99
Aula Nº 8 – Gerenciamento do risco em projetos
Anotações do Aluno
1. Definição de risco em projetos
Podemos começar, definindo Risco como qualquer evento que tem potencial para afetar negativamente o projeto e dificultar a entrega dos produtos e serviços contratados. Diferentemente, uma oportunidade é um risco positivo uma vez que tem potencial para alavancar o projeto e melhorar seu desempenho. Deste conceito, concluímos que existem riscos positivos e riscos negativos. O administrador do projeto deverá permanecer atento a todas estas situações, tirando proveito das oportunidades e evitando ou reduzindo os