Gerenciamento de Risco
O Gerenciamento de Riscos é uma atividade que se propõe a agregar valor à logística, por meio de medidas preventivas, que visam minimizar perdas materiais, financeiras e humanas.
Como surgiu?
O Gerenciamento de Riscos surgiu como uma resposta para minimizar as perdas devido às mudanças nas operações logísticas das empresas e, principalmente, pelo aumento nos roubos de cargas.
Como pode ser feito?
O Gerenciamento de Riscos pode ser feito de diversas maneiras. As mais usuais são:
• Consultoria de segurança para avaliação dos riscos
Utilizada para conhecer a fundo as operações logísticas e de transportes. Normatiza e detecta falhas na segurança e nas operações de transportes.
• Cadastro
Este trabalho detecta pessoas ligadas a operação de transporte com restrições cadastrais que possam comprometer a operação de transporte de carga.
• Manutenção preventiva
Providência tomada pelo transportador visando detectar problemas mecânicos no veículo transportador.
• Roterização
Mapeamento e pesquisa das principais rodovias no território nacional, visando conhecer as condições das estradas, localização pelo GPS dos Postos Fiscais, Polícias Rodoviárias e Postos de abastecimentos que possuam segurança e boa estrutura para a parada de veículos de carga.
• Rastreamento / Monitoramento
Busca o posicionamento dos veículos de transporte de carga pelo GPS, informando aos operadores, em intervalos regulares, onde e como o veículo se encontra. Pode detectar várias situações como abertura de portas, velocidade, desengate de carretas, quebras propositais de antenas e corte de combustível, possibilitando a tomada de medidas preventivas ou corretivas a partir da Central de Monitoramento.
• Escoltas
Utilizadas como complemento do rastreamento para acompanhar veículos em viagem, quando o valor da mercadoria transportada for significativo ou quando a mercadoria for visada. São realizadas com uma ou mais viaturas de