Gerenciamento de risco ambiental
Profª Drª Aline Meiguins alinelima@hotmail.com alinemeiguins@gmail.com
Construção de conhecimentos
1) 2) 3) 4) 5) 6)
Riscos Ambientais. Gestão integrada. Ameaças e vulnerabilidade. Detecção de zonas vulneráveis e medição de fatores de risco. A prevenção: o planejamento e a intervenção. Organização institucional para a gestão de riscos e desastres e distribuição das competências. Importância da educação na gerencia de riscos ambientais e da participação na aplicação de soluções.
7)
1
Metodologia
O curso será desenvolvido em 5 etapas. Considerando cada encontro com dois momentos, o primeiro será destinado a discussão teórica e o segundo a prática. Todas as atividades elaboradas contarão como avaliação. A última atividade – de fechamento – será discutida com o grupo, na definição de como construí-la.
Questão 1: O que é?
AMEAÇA: evento raro ou extremo no meio natural ou antrópico que afeta adversamente a vida. EVENTO: Acontecimento em que não foram registradas perdas sociais e prejuízos econômicos. PERIGO: Ameaça potencial a pessoas ou bens. ACIDENTE: Acontecimento calamitoso, em que foram registradas perdas sociais e prejuízos econômicos.
2
Questão 1: O que é?
DESASTRE: alteração séria das funções de uma sociedade que ocasiona perdas humanas, materiais ou ambientais. AVALIAÇÃO: processo para determinar o impacto de um desastre ou acontecimentos em uma sociedade. HAZARD: a ameaça de um evento ou a probabilidade de ocorrência de um fenômeno potencialmente perigoso em um dado período de tempo e área.
Questão 1: O que é?
EVENTOS PERIGOSOS (Hazards): são fenômenos naturais ou não, fatos sociais ou assemelhados que provocam algum tipo de perda aos componentes do meio ambiente, sendo caracterizados principalmente pela intensidade. SUSCEPTIBILIDADE: fragilidade natural ou induzida de ocorrência de um evento. VULNERABILIDADE: a dimensão na qual uma comunidade, estrutura, serviço ou área