Gerenciamento de Resíduos
Prezados Senhores da Acessoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cláudio - Minas Gerais.
A Amanajé Engenharia vem por meio desta, apresentar o Plano Simplificado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do empreendimento de Fabricação Filtros de Tecido Para Café, representado aqui por seu representante legal, o senhor Jorge Elias Zanette, conforme solicitado no ato de sua regularização perante o município.
Atenciosamente.
Thiago Silva
Amanajé Engenharia
1. Introdução
A seguir serão apresentadas as informações referentes à implantação e execução do Plano Simplificado de Gerenciamento de Resíduos do empreendimento Fabricação de Artefatos de Tecido para Uso Doméstico, o método aplicado é o proposto por SPANEMBERG et al. (2000), na qual são contempladas seis etapas que visam desde o compromisso do empreendimento até a implementação e acompanhamento do plano.
2. Identificaçao do Empreendimento
O empreendimento constitui na produção de filtros de café confeccionados em tecido, executada na própria residência do responsável legal tendo como colaboradores a esposa e o filho do mesmo, estes estão delegados a exercer as atividades de corte dos moldes, inserção da aste, e do cabo e embalagem, a costura é terceirizada. O mercado está concentrado na cidade de Cláudio e cidades vizinhas.
3. Primeira Etapa – Compromisso da Unidade com o Plano
Tendo em vista a regularização de seu empreendimento, o representante legal procurou a prefeitura no intuito de emitir o Alvará de Funcionamento, entre os documentos solicitados, está a Declaração de Destinação de Resíduos, assim procurou a Amanajé Engenharia para realizar seu Plano de Gerenciamento de Resíduos. Uma visita técnica foi realizada, onde o representante legal respondeu algumas perguntas a respeito de sua atividade, seu compromisso e seus planos.
O representante legal exerce sua atividade acreditando que a comercialização de seu produto pode