Gerenciamento de Resíduos de Óleos Lubrificantes
Desde que foi inventado na Europa no final do século XIX, o automóvel conquistou o mundo, invadiu as cidades e se transformou num protagonista da vida cotidiana (GIUCCI, 2004). O crescimento da frota de veículos a cada ano representa uma média de aumento 5,5% ao ano. A frota veicular, em 2005, cresceu 7%. Pesquisas recentes indicam que a América do Sul será a região do planeta com maior crescimento da produção de veículos automotores. Só o Brasil tem potencial para crescer sua frota em mais de 60% nos próximos anos (BRAGA et al., 2005).
Com a enorme frota de veículos rodando no Brasil e no mundo, também é grande as quantidades de óleos lubrificantes automotivos usados que são descartados em vários pontos da cidade ao mesmo tempo.
A falta de informações sobre a periculosidade destes óleos associado aos elevados custos de transporte e coleta, principalmente no Brasil, tornou-se um fator preocupante para empresas de pequeno porte, em alguns estados do Brasil é desconhecido qualquer tipo de legislação ou cuidados que devem manter, os impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de óleos lubrificantes automotivos usados e suas embalagens plásticas.
O estágio supervisionado na empresa com atividades de troca de óleo, denominada C.R. Caineli Junior Lubrificantes, possibilitou ao aluno o conhecimento da legislação específica para as atividades de troca de óleo e como é realizado o descarte dos resíduos gerados na empresa.
2. Objetivos Gerais
Adquirir conhecimento na área de Gerenciamento de resíduos gerados em troca de óleos lubrificantes na empresa denominada C.R. Caineli Junior Lubrificantes, localizada no município de Mogi Guaçu.
2.1 Objetivos Específicos
Conhecer os resíduos gerados diariamente com a troca de lubrificantes na empresa.
Compreender o funcionamento legal do descarte e transporte dos resíduos gerados na empresa, e entender como é feito todo o processo de gerenciamento dos