GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE OBRA
RESUMO
As empresas de construção civil produzem um número elevado de resíduos em canteiro de obras, que deveriam ser reaproveitados ou reciclados, na construção civil. Esses resíduos normalmente não são bem reaproveitados na própria obra, gerando uma grande quantidade de entulho, que eleva um desperdício irracional de material. Normalmente, esses resíduos são dispostos de forma irregular gerando problemas em centros urbanos. O gerenciamento de resíduos na construção civil visa um melhor planejamento para descartar ou reaproveitar resíduos gerados em todas as etapas de execução de obras, gerenciando os colaboradores nos desperdícios de materiais e na utilização de novas tecnologias.
Palavras-Chave: Gerenciamento de Resíduos. Construção Civil. Demolição.
1 INTRODUÇÃO
A construção civil atualmente é um dos setores mais importantes da economia brasileira gerando emprego, renda e riqueza para o país. Assim passou por grandes transformações nas últimas décadas, desde o uso de novas tecnologias nos processos construtivos, capacitação de mão de obra como legislação adequada nas diversas áreas dentre estas podemos citar as relacionadas ao meio ambiente que aparecem no âmbito nacional, estadual e municipal.
Dentre as transformações que ocorrem na construção civil pela busca de novas tecnologias destacamos a implantação dos Programas de Qualidade a partir da década de oitenta, pois motivou as empresas construtoras a repensarem seus processos pelo aumento da competitividade e redução de custos nas diversas obras, percebemos muitas melhorias já alcançadas nos canteiros, como a padronização de procedimentos inerentes aos processos construtivos que promovem diversos benefícios ao setor. Entre os benefícios, podemos destacar a diminuição do volume de resíduos gerados, embora algumas pesquisas apontam ainda números significativos com relação à quantidade de resíduos gerados, a disposição