gerenciamento de residuos
Ana Carolina Cunha Almeida
Carlos Rodrigues Lopes
Maelison Alves de Oliveira
Douglas Fagundes
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS
Cuiabá
2014
Introdução
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, definem-se como resíduos sólidos, ou simplesmente lixo, todo e qualquer material sólido proveniente das atividades diárias do homem em sociedade, cujo produtor ou proprietário não o considere com valor suficiente para conservá-lo. Os resíduos sólidos produzidos pelos serviços de saúde são em geral sépticos, ou seja, que contêm ou potencialmente podem conter microorganismos patogênicos. Esses microorganismos podem infectar pacientes em tratamentos, profissionais de saúde e a comunidade, necessitando de um adequado manuseio.
Devido ao fato de, como qualquer outra atividade profissional da área da saúde, gerar resíduos potencialmente patogênicos, há a necessidade de um plano de gerenciamento destes resíduos eficiente, que proteja o ambiente hospitalar e a comunidade ao seu redor.
O PGRSS (Programa de Gerenciamento de Resíduos Serviços da Saúde) é um documento que descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos, de acordo com suas características, contemplando aspectos referentes à segregação destes no momento e local de sua geração, acondicionamento, coleta e transporte externo, tratamento e disposição final. Estes últimos três aspectos referentes ao gerenciamento, por tratar de questões relacionadas à saúde pública, são serviços geralmente oferecidos por órgãos governamentais. Entretanto, a disponibilidade deste serviço depende do setor administrativo de cada município.
Pelos fatores citados acima, o objetivo do trabalho realizado é informar sobre como é feito esse processo em clínicas odontológicas, quais são os tipos de resíduos produzidos por esta atividade clínica, como são descartados e armazenados dentro e fora da clínica, quem faz o transporte desses resíduos e como