Gerenciamento de residuos
8°período do curso de graduação de Farmácia
Bernardino Neves
ANÁLISE CRÍTICA
GERENCIAMENTO DE RESÌDUOS = São medidas de segurança e saúde para o trabalhado garantido integridade física direta e indiretamente ligada ao meio ambiente, com fim de preservá-lo.
1)Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para os presentes e futuras gerações.
§ 3º - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
O farmacêutico tem o compromisso de obedecer a legislação de insumos farmacêuticos dos quais constituem um risco em potencial a saúde humana e ao meio ambiente, devem ser transportados, manuseados armazenados de acordo com a lei , os insumos devem ser descartados de acordo com normas para que não possam degradar o meio ambiente sendo negociado então com empresas com este fim .
2)Determina o não uso indiscriminado de determinado bem, quando sua utilização colocar em risco o equilíbrio ambiental.O objetivo da PNMA é de regulamentar as várias atividades que envolvam o meio ambiente, para que haja preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, tornando favorável a vida, assegurando à população condições propícias para seu desenvolvimento social e econômico, esses objetivos para serem atingidos, devem ser orientados por princípios, fundamentais na busca da proteção ambiental.
3)Política Nacional de Educação Ambiental, que orienta toda a sociedade para a oferta de atividades que envolvam "sensibilização socioambiental" em qualquer ambiente sociocultural. Ver artigos 1º ao 5º. Pense na aplicação destes fundamentos e aspectos no controle e uso de medicamentos, no consumo consciente de